Notebook

CURSOS TÉCNICOS

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

Ensino Técnico Profissionalizante.
Por que escolher um Curso Técnico Profissionalizante?
Porque o aluno do Ensino Médio, muitas vezes, possui pouco conhecimento...

  • A respeito de suas opções, assim que formado. Para alguns, a solução óbvia é o ingresso à graduação tradicional por meio do vestibular ou do Enem. Acontece que existem outras possibilidades e uma ótima alternativa para aqueles que estão com dúvidas sobre o que fazer: O CURSO TÉCNICO.

  • O curso técnico, então trata-se de uma valiosa opção para preparar as pessoas para o mercado de trabalho, em uma época na qual a taxa de desemprego se mostra elevada, profissionais qualificados tecnicamente, encontram meios mais práticos de ingresso no seletivo e competitivo mercado de trabalho , sendo uma maneira de conhecer a realidade profissional de diversas áreas de atuação. Isso porque a grade curricular desse tipo de ensino é direcionada aos conhecimentos específicos que serão utilizados na prática, no dia a dia da profissão.

  • Para atender a esta demanda, o Colégio Doutor Paulo Cezar Queiroz Faria, destaca-se na excelência do ensino e por proporcionar aos interessados em seus Cursos Técnicos, uma formação de nível Médio de qualidade e empregabilidade. Em nosso fazer, desde 1996, já formamos mais de 1000 profissionais que atuam em diferentes áreas: polos cimenteiros, cooperativas, laboratórios, plataformas da Petrobras, entre outras, quiçá empreenderam e atuam como profissionais autônomos em nosso município, região e diferentes Estados. Tudo isso, via os nossos cursos técnicos de excelência, pensados e planejados para VOCÊ!

  • Curso Técnico em Química Industrial, Eletrotécnica, Técnico em Segurança do Trabalho entre outros.

  • Em nossos cursos, devidamente autorizados pelo MEC e CEE, contamos com a experiência e a competências de profissionais altamente capacitados, formados e atualizados.

  • Nossos cursos são presenciais, ofertados em horário noturno -das 18h e 30min, às 22h-, de segunda a sexta feira, com duração de 1 ano e meio (3 Módulos de 6 meses). Nosso público alvo são alunos que já concluíram o Ensino Médio ou estão cursando o Ensino Médio.

  • (Atualmente, em função da Pandemia as aulas estão acontecendo remotamente.)

  • Temo mais de mil motivos para tê-lo conosco. Agende um bate papo com a nossa coordenação, faça a sua matrícula e vista a nossa camisa, porque aqui VOCÊ é o protagonista. Não perca tempo, invista no seu sucesso profissional.

  • Mas o que é QUÍMICA?

A Química é a ciência que descreve as substâncias, sua composição e propriedades.

O que faz o Técnico em Química Industrial?

Preparamos o aluno para operar e coordenar processos químicos que ocorrem nas indústrias e manipular os equipamentos utilizados. O nosso curso forma ainda profissionais para trabalhar em laboratórios, com análises de substâncias e controle de qualidade, para atuar na venda de produtos e na assistência técnica.

Principais características:

  • Nível Médio

  • Curta duração

  • Foco nas necessidades do mercado

  • Onde pode atuar o TQI?

A área de atuação do  TQI abrange o exercício de análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, fitoquímicas, bromatológicas, químico-toxicológicas, sanitárias e Química Legal; do controle de qualidade de matéria- prima, do processo e do produto acabado da indústria química; da responsabilidade pela produção e comercialização de produtos industriais; do tratamento e controle de águas de abastecimento doméstico e industrial, águas residuais e de rejeitos urbanos e industriais; da segurança no trabalho em estabelecimentos públicos ou particulares, ressalvada a legislação específica; de consultorias e perícias técnicas na sua área de especialização e no desenvolvimento de novos produtos e processos, com estreito compromisso com a preservação do Meio Ambiente.

 

  •  Qual é papel do Técnico em Segurança do Trabalho ?

Sua atribuição se subdivide em “OPERACIONAL” e “GESTÃO”, visando preservar a integridade física e mental do trabalhador e o bem patrimonial, além de contribuir com a saúde financeira da empresa.

Algumas das 17 atividades do técnico de Segurança do Trabalho, definidas segundo Decreto do Ministério do Trabalho:

I – Informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização;

II – Informar os trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização;

III – analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle;

IV – Executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados, adequando-os às estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação, beneficiando o trabalhador;

V – Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos;

 

Campo de atuação

Empresas públicas e privadas, hospitais, órgãos governamentais, agropecuária, construção civil, Plataformas, Industrias visando:

  •  verificar se os equipamentos se enquadram nos padrões estabelecidos em legislações;

  • treinar os operadores de máquinas;

  • coletar e analisar os materiais tóxicos com que os trabalhadores terão contato;

  • orientar e fiscalizar o uso dos EPI’s;

  • verificar a qualidade da água e do ar;

  • controlar a temperatura nos locais de trabalho.

  • Sendo assim, o TST, lidera equipes multidisciplinares, relaciona-se adequadamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho e com os clientes, contribuindo de forma efetiva para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Também é importante ter iniciativa e visão empreendedora ao prestar serviços em instituições de saúde ou na condução do seu próprio negócio. Deve ser responsável, comprometido com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental, da preservação da saúde e do desenvolvimento social.